A CARREIRA DE MODELO
Modelo como a palavra diz, é aquela ou aquele que representa o ideal, uma pessoa digna de ser imitada, que é um molde por corresponder ao padrão de beleza e comportamento de uma época. Uma modelo é, antes de mais nada e acima de tudo, uma mercadoria. A modelo é exatamente igual à uma calça jeans exposta na arara da loja, ou seja, será observada, avaliada, julgada e talvez escolhida. Existem dois caminhos possíveis dentro do universo da carreira de modelo. O primeiro é o comercial, o de anúncios e catálogos. O segundo é o editorial, o das passarelas e das seções de moda das revistas – também conhecido como Fashion. No comercial a modelo ganha bem, mas não tem visibilidade. No editorial existe menos dinheiro, mas ampla visibilidade. Uma aspirante a modelo fashion tem que saber que para entrar neste mercado tão competitivo ela tem que ter mais de 1.70 metro e pesar de 15 a  20 quilos a menos do que a altura, se você não tiver estas medidas, não desânime, nada impede de você ser uma modelo comercial de sucesso, desde que é claro esteja bem preparada para o mercado.

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O VOCABULÁRIO DO MODELO
ACERVO
Local onde é guardado o material (roupas, sapatos, acessórios...) que as produtoras recebem das lojas para vestir os modelos nos editoriais e desfiles.
APONTAMENTO
Visita marcada para o modelo ser apresentado ao cliente. AGÊNCIA-MÃE – É a agência responsável pelo planejamento e acompanhamento da carreira do modelo. Geralmente é a agência que revelou o modelo para o meio, ou foi a primeira a agência-la.
ARARA
Estrutura de metal ou madeira sobre rodas. Serve para as produtoras pendurarem roupas que serão usadas em um editorial ou desfile de moda.
BOOK
Pasta ou álbum com fotos de rosto e corpo inteiro. Tem a finalidade de mostrar a versatilidade, a fotogenia e a personalidade do modelo.
BOOKER
Profissional responsável pelo agenciamento e negociação do cachê do modelo junto ao cliente.
CALL-BACK
Após a seleção através do casting, os selecionados são chamados pelo cliente para uma seleção mais rigorosa.
CAST
Elenco de uma agência de modelos.
CASTING
São as fotos e dados dos modelos de uma agência, com o perfil solicitado pelo cliente para a seleção de algum trabalho.
COMPOSITE
Um cartão de visita grande, com nome, fotos do modelo, medidas, cor dos olhos, cabelo e pele. Além dos dados para contato com a agência do modelo.
CHARTER
É a planilha com todos os dados relacionados à agenda de trabalho dos modelos.
EDITORIAL
São as matérias de uma publicação sobre os mais diversos temas.
FOTOGENIA
Ter um bom perfil para ser fotografado. Sair bem nas fotos.
FREE-LANCE
Profissional que trabalha por conta própria.
LOOK
Produção visual de cabelo, maquiagem, figurino e acessórios que compõem o estilo do modelo em um determinado trabalho.
MAKING OF
Bastidores de uma filmagem ou sessão de fotos.
MAKE-UP
Maquiagem.
METIER
Meio específico de uma determinada categoria profissional.
NEW FACE
Aquele que acaba de ingressar na carreira de modelo.
OPEN CALL
Hora definida para aspirantes a modelo visitarem uma agência, e a agência conhecer os pretendentes.
PORTFÓLIO
Pasta de apresentação com os melhores trabalhos do cliente.
PRÉ-EDITADO
Diz-se quando o modelo foi selecionado para um trabalho (geralmente por foto) e deve aguardar uma decisão final
PRÊT-A-PORTER
(Pronta para vestir) - Coleção que não é feita sob encomenda. Roupas que não são feitas sob medida.
PRODUTOR DE MODA
Profissional que escolhe as roupas, destacando o que o modelo tem de melhor.
PROVA DE ROUPA
Antes de um desfile ou trabalho de showroom, são feitos os últimos ajustes na roupa, sendo decidido o que o modelo irá usar e em quantas entradas.
SCOUTER
(Olheiro) - Pessoa ligada a uma agência, que freqüenta lugares com público jovem em busca de novos talentos.
STILL
Fotografia de produtos.
TAKES
Tomadas de imagem em foto ou filme.
TOP MODEL
Modelo que faz trabalhos prestigiados. Esta no topo da carreira.
VIDEO BOOK
Book feito em vídeo, incluíndo trabalhos já realizados.
WORKSHOP
Espécie de curso intensivo, onde se tenta passar o máximo de informação em um mínimo de tempo.


Texto:  Como ser uma modelo de sucesso – A...Z  
Costanza Pascolato e Milly Lacombe  








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